terça-feira, 9 de setembro de 2008

O que é treinamento físico ?

O treinamento físico é a base para o treinamento dos atletas, é através dele que os atletas condicionam seu corpo para a prática esportiva, aumentando força e massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aumentando a flexibilidade, melhorando as capacidades aeróbia e anaeróbia, enfim melhorando seu condicionamento físico geral. Nesta etapa do treinamento, geralmente percebo que os atletas ficam estimulados por menos tempo, isto é, no início do treinamento onde tudo é novo, os atletas se ativam melhor se empenhando mais com as atividades propostas, a partir de um período onde fatalmente o treinamento físico vem a se tornar um pouco monótono e repetitivo, os atletas começam a se cansar tendo maior dificuldade de ativação.
Quanto ao treinamento direcionado à criança e ao adolescente, deve ser diferente do treinamento realizado pelo adulto, pois segundo Weineck (1991) isso deve-se ao fato de crianças e adolescentes, estão em desenvolvimento contínuo, sofrendo inúmeras transformações físicas, psíquicas e sociais, tendo conseqüências que influenciam nas atividades corporais, bem como na capacidade de suportar carga. O treinamento, deve ser planejado considerando-se as etapas de desenvolvimento fisiológico natural do indivíduo, que são: idade pré escolar, primeira infância escolar, segunda fase adolescência.(Weineck,1991). Nestas fases, segundo Pini & Carazzatto (1983) ocorrem alterações significativas no organismo da criança, e o exercício físico assume papel importante no desenvolvimento morfofuncional.
O treinamento específico das qualidades físicas, não deve ser oportunizado, através da redução de cargas prescritas para adultos, cada faixa etária tem suas tarefas conforme características peculiares ao seu desenvolvimento, como no caso da pubersência onde a ênfase qualitativa de movimentos e capacidades coordenativas deva ser privilegiada.(Weineck,1991) .
Durante o exercício algumas alterações ocorrem no organismo da criança e do adolescente, estas alterações são resposta ao esforço, pois o organismo tende a adaptar-se, ocorrendo diferenças na comparação com adultos.

A criança e o adolescente, se adaptam com facilidade aos diversos tipos de treinamento, principalmente aos aeróbicos.A capacidade aeróbia máxima, por exemplo, aumenta proporcionalmente à altura e à freqüência cardíaca. E o ritmo cardíaco, sofre alterações durante o exercício, sem que signifique alguma anomalia cardíaca.

3 comentários:

Jogos disse...

Olá

Parabéns pelo Blog, pelo que vejo o estudo sobre Treinamento Físico trouxe maior conhecimento a respeito do assunto, espero que este conhecimento possa ser usado ao longo da vida por vocês.
Faltou a conclusão por cada pessoa do grupo!
Um grande abraço!

Prof. Wagner Luiz

duda disse...

eu copiei isso pra fazer o trabalho de educação fisica!!!!

luis carlos da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.