terça-feira, 9 de setembro de 2008

Velocidade, Força, Agilidade, Flexibilidade, Resistência Muscular, Anaeróbica e Aeróbica

Primeiramente, temos algumas definições de Manoel José Gomes Tubino, Valdir J. Barbanti, Jurgen Weineck, entre outros pesquisadores que atuam na área da educação física e esporte, começando com: força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade.

Força

Conceitos:

Uma definição precisa de força levando em conta os seus aspectos físicos e psíquicos representa uma grande dificuldade, uma vez que o tipo de força, o trabalho muscular, os diferentes caracteres do trabalho muscular são influenciados por muitos fatores . (WEINECK, 1999)

Segundo (BARBANTI,1979) , no esporte e na atividade física, a força motora manifesta-se no aparelho locomotor, dependendo do sistema nervoso que o dirige , do sistema ósseo que o sustenta e dos sistemas cardiovasculares e respiratório que transportam os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua tarefa .

Portanto do ponto de vista prático a força motora é a capacidade do sistema neuromuscular de vencer resistências (oposições), como por exemplo o peso do próprio corpo, um peso, um objeto, etc.

Segundo (MEUSEL,1969 citado por BARBANTI, 1979) apresentou uma conceituação bastante clara e objetiva sobre força “é uma característica humana, com qual move-se uma massa( seu próprio corpo ou um emplemento esportivo), sua capacidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular”.

De acordo com( GOMES TUBINO,1979) força é “a habilidade de um músculo ou grupo muscular de vencer uma resistência produzindo tensão na ação de empurrar tracionar ou elevar”.


Resistência

Conceito:

Conforme ( GOMES TUBINO, 1979) resistência é “a qualidade física que permite um contínuo esforço, proveniente de exercícios prolongados , durante um determinado tempo”.

(GOMES TUBINO, 1979) Classifica resistência em três tipos:

- RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA : “É a capacidade individual de realizar durante um período longo a repetição de um determinado movimento num mesmo ritmo e com a mesma eficiência.”

- RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: é definida dentro de termos fisiológicos como “a qualidade física que permite manter um esforço por determinado período, em que as necessidades de consumo de oxigênio são superiores a absorção do mesmo fazendo com que seja encontrado um débito de oxigênio o qual será recompensado no repouso”.

- RESISTÊNCIA AERÓBICA : “é a qualidade física que permite um esforço por um determinado período em que há um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e a absorção do mesmo. Esse equilíbrio é chamado “steady-state” que é uma expressão que não convém que seja traduzida.”

Segundo ( CONSOANTE FREY, 1977) “a resistência psíquica contém a capacidade do esportista de resistir por longo tempo a um estímulo.”

Conforme (CONSOANTE FREY,1977) “geralmente entende-se por resistência a capacidade psicofísica do esportista em suportar a fadiga.”


Agilidade e Velocidade

-AGILIDADE

Segundo (GOMES TUBINO,1977) agilidade é definida como “a capacidade que se tem para mover o corpo no espaço o mais rápido possível. Muitos estudiosos consideram a agilidade como sinônimo de velocidade de troca de direção , mas na nossa opinião, velocidade de troca de direção não chega a ser uma valência física e sim um sinônimo de agilidade. Quando trabalhamos agilidade desenvolvemos o domínio do corpo e a confiança em si . Para um perfeito desenvolvimento da agilidade devemos apresentar um progressivo grau de dificuldade nos exercícios , sendo que com esta programação podemos sentir que os atletas alcançarão níveis ótimos de execução.”

-VELOCIDADE

Segundo (GOMES TUBINO,1977) ele considera que a mais completa definição é a do belga FAUCONNIER que define velocidade como “a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.”

(GOMES TUBINO,1977) classifica velocidade em três tipos:

-VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”

-VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”

-VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS (INFERIORES E/OU SUPERIORES) : “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores) é a habilidade de mover braços e/ ou pernas tão rápido quanto o possível .”



18 comentários:

Iza disse...

eu copiei isso pra fazer o trabalho de educação fisica!!!!
kkkkk

'Flávia Dayane disse...

kkk , eu tbm amg kk

gustavo↓ disse...

ISSO FOI MINHA SALVAÇÃO NO TRABALHO DE ED.FISICA COPIEI TUDo!!!

tony disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tony disse...

esse site e igual nossa senhora , uma salvação

giovanna disse...

Nossa finalmente encontrei alguma coisa de velocidade! !!!

feer_barboza disse...

Me salvou para fazer o trabalho de Educação Física.

Marianinhah disse...

Ashushsu... Unico blog que tem falando sobre velocidade. Salvação de todos. *--*

Jr. Escudero disse...

Salvou o meu trabalho de Ed. Física! auhah CTRL+C, CTRL+V

elayne disse...

muito dificil de encontrar mas até que fim consegui

yan disse...

Pode Pá Salvo o Rolê esse Blog Mano!

Rob disse...

AMEI MUITO!

Rob disse...

amei muito!

ana Charme disse...

Isto está bem explicado parabéns a pessoa que escreveu!!!!!!!!!!!!

carla rodrigues disse...

nossa isso vai me ajudar no meu dever




UFA

Nadja Olegario disse...

Nossa esse Site e otimoo me ajudou muito no meu trabalho

Gustavo gonçalves disse...

BLOG SALVANDO MINHAS NOTAS DE EDFISICA O.O VLW BRO

Gustavo gonçalves disse...

MTO TOP VLW BRO