Força
Conceitos:
Uma definição precisa de força levando em conta os seus aspectos físicos e psíquicos representa uma grande dificuldade, uma vez que o tipo de força, o trabalho muscular, os diferentes caracteres do trabalho muscular são influenciados por muitos fatores . (WEINECK, 1999)
Segundo (BARBANTI,1979) , no esporte e na atividade física, a força motora manifesta-se no aparelho locomotor, dependendo do sistema nervoso que o dirige , do sistema ósseo que o sustenta e dos sistemas cardiovasculares e respiratório que transportam os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua tarefa .
Portanto do ponto de vista prático a força motora é a capacidade do sistema neuromuscular de vencer resistências (oposições), como por exemplo o peso do próprio corpo, um peso, um objeto, etc.
Segundo (MEUSEL,1969 citado por BARBANTI, 1979) apresentou uma conceituação bastante clara e objetiva sobre força “é uma característica humana, com qual move-se uma massa( seu próprio corpo ou um emplemento esportivo), sua capacidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular”.
De acordo com( GOMES TUBINO,1979) força é “a habilidade de um músculo ou grupo muscular de vencer uma resistência produzindo tensão na ação de empurrar tracionar ou elevar”.
Resistência
Conceito:
Conforme ( GOMES TUBINO, 1979) resistência é “a qualidade física que permite um contínuo esforço, proveniente de exercícios prolongados , durante um determinado tempo”.
(GOMES TUBINO, 1979) Classifica resistência em três tipos:
- RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA : “É a capacidade individual de realizar durante um período longo a repetição de um determinado movimento num mesmo ritmo e com a mesma eficiência.”
- RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: é definida dentro de termos fisiológicos como “a qualidade física que permite manter um esforço por determinado período, em que as necessidades de consumo de oxigênio são superiores a absorção do mesmo fazendo com que seja encontrado um débito de oxigênio o qual será recompensado no repouso”.
- RESISTÊNCIA AERÓBICA : “é a qualidade física que permite um esforço por um determinado período em que há um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e a absorção do mesmo. Esse equilíbrio é chamado “steady-state” que é uma expressão que não convém que seja traduzida.”
Segundo ( CONSOANTE FREY, 1977) “a resistência psíquica contém a capacidade do esportista de resistir por longo tempo a um estímulo.”
Conforme (CONSOANTE FREY,1977) “geralmente entende-se por resistência a capacidade psicofísica do esportista em suportar a fadiga.”
Agilidade e Velocidade
-AGILIDADE
Segundo (GOMES TUBINO,1977) agilidade é definida como “a capacidade que se tem para mover o corpo no espaço o mais rápido possível. Muitos estudiosos consideram a agilidade como sinônimo de velocidade de troca de direção , mas na nossa opinião, velocidade de troca de direção não chega a ser uma valência física e sim um sinônimo de agilidade. Quando trabalhamos agilidade desenvolvemos o domínio do corpo e a confiança em si . Para um perfeito desenvolvimento da agilidade devemos apresentar um progressivo grau de dificuldade nos exercícios , sendo que com esta programação podemos sentir que os atletas alcançarão níveis ótimos de execução.”
-VELOCIDADE
Segundo (GOMES TUBINO,1977) ele considera que a mais completa definição é a do belga FAUCONNIER que define velocidade como “a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.”
(GOMES TUBINO,1977) classifica velocidade em três tipos:
-VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”
-VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”
-VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS (INFERIORES E/OU SUPERIORES) : “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores) é a habilidade de mover braços e/ ou pernas tão rápido quanto o possível .”
29 comentários:
eu copiei isso pra fazer o trabalho de educação fisica!!!!
kkkkk
kkk , eu tbm amg kk
ISSO FOI MINHA SALVAÇÃO NO TRABALHO DE ED.FISICA COPIEI TUDo!!!
esse site e igual nossa senhora , uma salvação
Nossa finalmente encontrei alguma coisa de velocidade! !!!
Me salvou para fazer o trabalho de Educação Física.
Ashushsu... Unico blog que tem falando sobre velocidade. Salvação de todos. *--*
Salvou o meu trabalho de Ed. Física! auhah CTRL+C, CTRL+V
muito dificil de encontrar mas até que fim consegui
Pode Pá Salvo o Rolê esse Blog Mano!
AMEI MUITO!
amei muito!
Isto está bem explicado parabéns a pessoa que escreveu!!!!!!!!!!!!
nossa isso vai me ajudar no meu dever
UFA
Nossa esse Site e otimoo me ajudou muito no meu trabalho
BLOG SALVANDO MINHAS NOTAS DE EDFISICA O.O VLW BRO
MTO TOP VLW BRO
Você tem essa referência para AGILIDADE ou só colou???
Maravilha!!!
Eu realmente precisava disso para o meu trabalho de Educação física, obrigado <3
finalmente consegui achar valeu demais
Nao quero vocês como intrutor não kkk
Nao quero vocês como intrutor não kkk
Isso me salvou no meu trabalho de educação física só aqui achei mais correto,e explicado
Dois kkk
Minha também
Todo mundo falou de educação física eu também estou estudado mas tá bom :)😅
Postar um comentário